O trabalho como prática espiritual

Por admin

A cada dia que passa a espiritualidade se une mais às relações de trabalho. Descubra como realizar esta integração e cultivar valores espirituais em sua vida profissional. 

Cada vez mais o trabalho cotidiano se transforma em uma grande chance de exercitar a espiritualidade. Generosidade, gratidão, perdão, atenção, ética e gentileza irão conviver com ambição, raiva, inveja, desânimo, pressão psicológica e desgastes emocionais. Essa química será testada a cada dia, em cada discussão, em cada serviço recusado ou disputa por espaço profissional. Ganhos e perdas se alternam neste embate. 

Para quem nunca experimentou fazer esta importante união entre trabalho e espiritualidade, a tarefa pode parecer impossível, mas com o tempo e certa prática é possível integrar os ideais espirituais a sua profissão, diminuindo, ou até acabando, com a divisão entre trabalho e espiritualidade. 

Meditar pela manhã ao acordar, respirar conscientemente, se alimentar melhor, cultivar momentos de silêncio e não responder nada sobre o domínio de fortes emoções são pequenos atos que você pode cultivar diariamente que darão origem a uma nova postura, mais ética e humana, as suas relações profissionais. 

Valores mais humanos

Uma pessoa comum passa de 50% a 60% do seu tempo desperto exercendo alguma atividade profissional. Convivemos mais com colegas de trabalho do que com nossa família. Por isso é desejável inserir hábitos espirituais no trabalho, visto que é de onde tiramos nosso sustento e gastamos boa parte de nossas energias. 

A espiritualidade no trabalho vai além de meditações e orações, se expressando em sua plenitude em momentos de tensão, estresse e dificuldades, onde nossa reação e controle mental perante esses fenômenos serão nossos maiores aliados na superação dos mesmos. 

Segundo alguns estudiosos do assunto, o local de trabalho será o centro de iniciação espiritual do futuro, pois vai ser ali que o ser humano irá desenvolver suas potencialidades internas e se auto-aperfeiçoar. Virtudes como: mente clara, atenção plena, maior concentração, equilíbrio mental, disciplina interior e alegria, extremamente úteis no âmbito corporativo, podem ser desenvolvidas com o auxílio da espiritualidade, não necessariamente vinculada a alguma religião específica.

Todas essas qualidades nos impulsionam em direção aos nossos ideais mais elevados, estando relacionadas à necessidade humana de ter um propósito mais profundo na vida. À medida que procuramos integrar estes valores espirituais ao trabalho aumentamos consideravelmente nossa inteligência emocional. E nos tornamos mais humanos e solidários. 

Caso você busque um sentido mais profundo em sua atividade profissional para além do salário e das obrigações conheça agora mesmo o curso online Caminho da Vida Material e Prosperidade Consciente onde você irá descobrir como realizar a integração entre o mundo material e o que existe de melhor em seu interior, gerando como resultado maior satisfação com a vida e prosperidade.