8 passos para praticar suas crenças e valores no dia a dia

Por admin

A busca por uma vida melhor exige dedicação e reflexão a todo instante. E é no cotidiano que avaliamos como anda a sintonia entre nossas crenças e nossos atos. Veja algumas ações práticas para exercitar a espiritualidade. 

A tarefa é desafiadora: ser feliz. Isso inclui viver relações harmoniosas, saber lidar com as dores e dificuldades, enfrentar os desafios com autoconfiança, dar afeto sem esperar nada em troca, ficar em paz. Mas será que estamos tecendo com liberdade nosso destino ou vivendo subjugados a padrões externos a nós, sem escutar os anseios de nossa própria alma? 

Enxergar a rota certa  para a felicidade só é possível pela observação permanente de nós mesmos e pelo esforço de mudanças no comportamento cotidiano. A conquista da coerência, caminho que leva a paz interior, é um esforço constante. Trata-se de refinar nossas qualidades inatas, identificar as desconexões e os defeitos do nosso ser e entender como expressar nossa força interior. 

Não se trata de um treinamento fácil. Exige disciplina, empenho e coragem para se ver plenamente. Confira 8 dicas para incorporar a espiritualidade em seu dia a dia e ser cada vez mais feliz. 

A busca espiritual – Leituras, palestras, seminários e cursos são formas de receber informação e, entre as diversas vertentes do saber e da filosofia, é possível encontrar aquelas com que você se identifique e das quais compreenda as intenções e os significados. Para o conhecimento se tornar sabedoria tem de ser vivenciado e integrado às suas referências anteriores, colecionadas no decorrer da vida. Uma forma de checar se o novo está incorporado a seu modo de ser é observar se há coerência entre o que se aprende e o que se faz. 

A força da verdade – A incoerência entre o que pensamos e como agimos produz uma espécie de guerra interior. Por outro lado, alinhar intenções, pensamentos, palavras e atitudes trará maior satisfação mental.  Ser verdadeiro traz clareza, discernimento e a sensação de alma lavada, nos colocando diante do que somos e podemos ser. O ideal é que a verdade nunca venha contaminada por sentimentos negativos e pré-julgamentos. Se não se sentir pronto, não fale nem reaja e só volte a agir quando a clareza voltar. 

O caminho da meditação – Vivemos envoltos em nuvens de ideias, problemas e pensamentos. É uma espécie de névoa que nos impede de ter clareza. Com a meditação, criamos uma energia para enxergar nossas qualidades e nelas buscar forças. Além disso, a prática limpa a negatividade, joga fora os arquivos inúteis que não fazem mais parte do aqui e agora e aquieta a mente, entre outros benefícios. Para quem está com a mente muito agitada a solução é observar cada pensamento à medida que ele acontece e tentar encará-lo como uma nuvem passageira.  

Foco na realidade – Quantas vezes a imaginação domina o pensamento, criando um cenário irreal? Estar em sintonia com a realidade é um grande desafio pois temos a tendência de colorir os fatos com as tintas de nossa percepção limitada e condicionada por experiências do passado. Isso tende a cristalizar certas verdades que não têm a ver com os fatos. Se você se sente confuso, o ideal é avaliar o cenário para ver o que é real e o que é fruto da imaginação. Este exercício ajuda a se ater ao que existe  de fato. 

O cultivo dos talentos – Pensamentos negativos assaltam nossa mente o tempo todo. É preciso aceitar a negatividade e observá-la. Com isso saberemos como estão vibrando nossas energias ante os acontecimentos. A ideia é registrar suas reações e julgamentos sobre os fatos, além de observar aqueles que se repetem com mais frequência. Depois verificar o que sentiu, sem julgar suas atitudes ou se culpar. Apenas tomando consciência de suas atitudes. A lucidez é o início de qualquer mudança de mentalidade.  

A chance é de todos – Nascemos dependentes e interdependentes uns dos outros, mas com o tempo vamos perdendo esses laços. O primeiro sinal é culpar o outro por tudo, inclusive pela nossa insatisfação com a vida. Muitas vezes, encaramos o outro como um agressor, o que na verdade reflete apenas nosso egocentrismo. Uma boa estratégia é tratar as pessoas como você gostaria de ser tratada. Trata-se de um treino de respeito, carinho, compaixão e paciência, afinal, empatia é fundamental. 

A arte de se doar – Servir ao outro é muito importante para o crescimento espiritual. Sempre que se doa, você estabelece uma troca de sentimentos e reconhecimento que reforça sua sabedoria e o próprio equilíbrio. Basta ter pensamentos e sentimentos elevados para estabelecer uma atmosfera positiva, que irá ajudar a harmonizar os relacionamentos. Aposte ainda em mudança de atitude como caminho para estreitar os laços com os outros: fique atenta ao que lhe sobra e lhe falta. Se você está preenchida de paciência, doe sua paciência.  Se está cheia de felicidade, doe felicidade. 

O esforço que compensa – Espiritualidade não é para ser praticada de vez em quando, não há transformação sem dedicação. Vivemos em busca de resultados imediatos, mas quem deseja a paz e a felicidade vai ter de se esforçar dia após dia. Seja a meditação ou qualquer outro método de aprimoramento pessoal que você escolher só irá surtir efeitos se você praticar continuamente e se dedicar. Não pense que será sempre fácil, mas ao começar a sentir os resultados sua inspiração e disposição irão se fortalecer. 


Se você aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, não deixe de conhecer o curso online Espiritualidade universalista e Expansão da consciência. Ao final da trajetória você terá um olhar renovado e mais esperançoso perante a realidade.