Os 7 chacras: o que são e para que servem?

Por

Os 7 chacras: o que são e para que servem?

Todos já ouviram falar em chacras, porém é seguro dizer que poucas pessoas sabem de fato o que significam, para que servem ou de onde vêm.

Algumas religiões, como o hinduísmo e o budismo, utilizam desta terminologia para falar dos centros energéticos que possuímos em nossos corpos e que trabalham relacionados a nossa estabilidade, seja intelectual, emocional, espiritual ou física.

É importante ressaltar que a relação dos chacras com as nossas vidas vai muito além das crenças, pois eles simbolizam as nossas vibrações corporais. 

Quando acordamos com dores, por exemplo, ou estamos passando por um momento em que temos sentimentos negativos, isso significa que algum (ou alguns) dos nossos chacras estão fechados e devemos mudar alguma coisa para abri-los: pensamentos, atitudes, busca do autoconhecimento etc. 

Nas próximas etapas deste artigo iremos explicar o que é chacra e comentar a respeito de cada um deles, além de relacioná-los com o processo de desenvolvimento da consciência. Venha conosco!

O que é chacra?

A palavra chackra ou chacra, de origem sânscrita, significa literalmente roda. São rodas de energia vital, prana, que se apresentam com vórtices girando velozmente em movimento contínuo.

Sete pontos, cada um de uma cor (seguindo as cores do arco-íris) associados a um elemento da natureza, distribuídos verticalmente no corpo humano e que, quando alinhados equilibram o corpo físico, intelectual, mental e espiritual. 

O primeiro registro da palavra chacra está nas escrituras sagradas do hinduísmo, as Vedas, já no século 2 a.C. Hoje difundido não somente no oriente, mas em todo o mundo ocidental, a energização e o controle dos chacras fazem parte da vida de qualquer pessoa que busque uma felicidade plena.

Quais são os 7 chacras e como eles funcionam?

Confira a seguir!

1. Básico – MULADHARA – A segurança e a preservação do ser humano

Situado na última vértebra da coluna – Seu símbolo é a TERRA e está relacionado com o plexo retal (ânus) e a glândula supra-renal (rins). Quando em desequilíbrio, este chacra trás medos, inseguranças e baixa energia. A cor básica relacionada ao chacra é o vermelho e seu mantra é “LAM”.

2. Umbilical – SWADHISTANA – A aceitação de si mesmo e a sensualidade

Localizado na pélvica, se relaciona com as glândulas reprodutoras como o útero e o ovário, órgãos genitais, próstata e bexiga. Simbolizado pela ÁGUA, é o chacra da sexualidade, do prazer sexual. Quando não alinhado provoca disfunções sexuais e dificuldades para enfrentar desafios. A cor que representa o chacra umbilical é laranja, com o mantra “VAN”.

3. Solar – MANIPURA – O poder em suas mãos

Este chacra situado na altura do estômago, um pouco acima do umbigo, tem como elemento o FOGO. Rege o pâncreas, estômago, fígado e todo o sistema digestivo. Quando desequilibrado gera inseguranças, medo de não conseguir o que se quer, da perda da autoconfiança e da autoestima. A partir do mantra “RAM” e da cor amarela é possível se conectar com este chacra.

4. Cardíaco – ANAHATA – A gentileza consigo e com o outro

Considerado e elo central entre os três chacras inferiores e os três superiores, está ligado ao timo, a famosa glândula que rege o nosso sistema imunológico está ligado ao elemento AR. Pode trazer problemas com autoestima, angústias e demasiados apegos herdados pela construção mental. O anahata possui relação com a cor verde, sendo seu mantra “YAM”.

5. Laríngeo – VISHUDDHA – Idéias criativas e inspiração

Esse chacra comanda a glândula tireoide, os pulmões e a garganta e quando desequilibrado trás timidez, dúvidas e inseguranças. A aceitação de viver e, portanto, de respirar está no chacra regido pelo elemento ÉTER. A cor referente a este mantra é a azul, tendo o mantra “HAM” como característico.

6. Frontal – AJNA – A dualidade entre razão e intuição

Localizado na testa ou lobo central, é conhecido nas tradições orientais como o Terceiro Olho ou Olho da Visão Interna. Regula a intuição, a premunição e também o intelecto. O desequilíbrio desta dualidade provoca medo do futuro e estagnação no presente. Com a cor índigo, seu mantra é “OM”.

7. Coronário – SAHASRARA

Sua localização fica no alto da cabeça (na chamada moleira) e sua energia é proveniente do Universo, por isso é relacionado com a Consciência Cósmica. É ele quem transmite e distribui a prana para os outros chacras e é regido por TODOS OS ELEMENTOS. Único mantra que possui duas cores, violeta e dourado. O mantra pertinente é “AUM”.

O que é Mantra?

Mantra é uma palavra ou sílaba em sânscrito que, quando repetidas inúmeras vezes e com frequência, auxilia no alinhamento dos chacras.

Utilizando os chacras para desenvolver a consciência

A prana, que permeia nosso corpo físico e mental, precisa estar em equilíbrio para que possamos expandir a nossa consciência e fazermos circular a energia dos chacras. É esta expansão que vai garantir que o ser humano se liberte dos seus dogmas, preconceitos e paradigmas e, a partir de si mesmo, consiga fazer parte da Energia Universal que rege tudo que nos envolve.

Somente o alinhamento e o equilíbrio de todos os chacras nos permitirá alcançar a transformação e o desenvolvimento da consciência. O sistema de chacras é integrado e cada um deles influencia o outro. Não somos seres fragmentados e somente quando nos olhamos unificadamente, como ser individual e como ser social, a mudança poderá ser atingida.

Até agora conseguimos compreender um pouco mais a respeito do significado dos chacras e quais podem ser os impactos deles nas nossas vidas. Além disso, descobrimos um pouco mais de cada um, suas cores principais e seus respectivos mantras e como podemos utilizá-los para desenvolver nossas consciências.

A porta para o autodesenvolvimento já está aberta, porém ainda há muito mais que você pode fazer. Vire a página da sua vida e corra para entender como encontrar a sua felicidade genuína.